Pro drivers guiding the next generation at FIA Motorsport Games
4 min readEsteban Guerrieri, candidato ao título do Kumho FIA TCR World Tour, está de plantão no Circuito Ricardo Tormo como treinador do piloto de Fórmula 4 Genaro ‘Gino’ Trappa, que faz parte da delegação do Automóvil Club Argentino nos Jogos de Automobilismo da FIA.
O piloto de 39 anos de Buenos Aires, que terminou em segundo lugar no WTCR – FIA World Touring Car Cup de 2019, explicou como está ajudando seu compatriota mais jovem a alcançar o sucesso na pista na Fórmula 4.
“O coaching é sobre como apoiar o piloto a alcançar o resultado que ele colocou como meta”, disse Guerrieri. “Se você apenas colocar um grande objetivo como um desejo, mas não trabalhar com ele, eles não alcançarão seu objetivo porque, quando crianças, eles ainda não têm as ferramentas, pois ainda não aprenderam as ferramentas. É meu trabalho dar as ferramentas aos pilotos para extrair seu potencial máximo.
“O trabalho mais importante para o treinamento e o processo de aprendizado é fora do fim de semana de corrida. O processo profundo que você faz mudando seus hábitos, colocando seus fundamentos diários em ordem para que você prove a si mesmo todos os dias, a cada momento em cada ação que você faz, para que quando você chegar à pista, você esteja pronto. Mas você não está pronto porque fala com seu treinador uma hora antes no hotel. Você está pronto porque deu todos os pequenos passos para se preparar para isso.
“Adoro correr e competir e, durante o processo de competir, aprendi muito e tentei extrair e tirar tantas ferramentas da vida, de me conectar com as pessoas, de me nutrir para me tornar o melhor piloto possível. É por isso que sou tão grato pelo automobilismo, porque através do automobilismo me tornei uma pessoa melhor.
“Meu trabalho não é apenas com pilotos argentinos, mas trabalhar com Gino nos Jogos de Automobilismo da FIA me deixa orgulhoso e espero que ele possa levantar a bandeira argentina o mais alto possível.”
Trappa, de 16 anos, disse: “Esteban me deu muitos conselhos, não apenas as partes técnicas da pilotagem, mas com a preparação para as corridas. Ele é muito competitivo e muito bem-sucedido e estou muito orgulhoso de ele ser argentino.”
O francês Nicolas Bernardi, ex-piloto de fábrica do Campeonato Mundial de Rally da FIA, está participando dos Jogos de Automobilismo da FIA como parte da equipe de desenvolvimento de pilotos da Federação de Motociclismo e Motores do Catar.
“O objetivo geral é inspirar mais jovens do Catar a entrar no automobilismo e, em seguida, competir por resultados fortes, primeiro em campeonatos regionais, como no Oriente Médio, antes de mirar nos campeonatos mundiais da FIA”, disse Bernardi. “Para isso, o FIA Motorsport Games é um evento que oferece uma grande exposição internacional, mas também uma boa oportunidade de networking. É também uma boa oportunidade para os nossos concorrentes competirem contra os melhores pilotos de 81 outros países.
“Comecei a trabalhar como treinador de pilotos desde 2009 e, desde então, aprendi muito sobre como trabalhar com eles, sobre como compartilhar minha experiência e conhecimento. Já se passaram 15 anos que estou fazendo isso e, sendo eu mesmo um ex-motorista, também sei como um motorista pensa e trabalha. Tento ajudá-los tanto no lado da velocidade pura e das habilidades de direção quanto na abordagem e profissionalismo que você precisa ter em um ambiente tão competitivo. Além disso, também desenvolvi uma série de treinamentos para melhorar o foco e o condicionamento físico.”
Jan Magnussen, que correu na Fórmula 1 e tem quatro vitórias na classe nas 24 Horas de Le Mans, está acompanhando seu filho Luca, um dos representantes da União Dinamarquesa de Esportes Automobilísticos no Karting Sprint Senior nos Jogos de Automobilismo da FIA.
Magnussen Sr (abaixo) atuou como representante do piloto na comissão de talentos e elite da DASU no passado. Ele ficou impressionado com o que observou durante sua primeira visita a um FIA Motorsport Games.
“Há uma atmosfera fantástica e eu adoraria ter a chance de representar a Dinamarca em GT ou Touring Car, mas talvez isso possa acontecer no futuro”, disse o piloto de 51 anos. “O papel que tive com a DASU foi por três anos e depois vai para outro piloto e atualmente é Michael Christensen [piloto de fábrica da Porsche no Campeonato Mundial de Endurance da FIA] fazendo esse trabalho. Mesmo que sejamos um pequeno ASN, há muitas coisas boas que saem disso, porque há muitos caras com muito coração que realmente querem ajudar a levar adiante a próxima geração.”
FIA Motorsport GamesSEASON 2024SportCircuit1SportFIA Motorsport GamesCircuitSEASON 2024FIA Motorsport Games00Sunday, October 27, 2024 – 2:21pmSunday, October 27, 2024 – 2:21pm
https://www.fia.com/news/pro-drivers-guiding-next-generation-fia-motorsport-games
Author: rrodgers